Exercícios de Sistema Digestório
Questões de Cavidade Oral
1. Na língua, podemos encontrar diferentes tipos de papilas. Descreva cada uma, abordando suas características uma histológicas, localização e seus papéis.
2. Sobre as papilas linguais, a alternativa que apresenta erros é:
a. As papilas filiformes têm a função mecânica de raspagem.
b. As papilas fungiformes não apresentam botões gustativos, órgãos sensoriais intraepiteliais que atuam na percepção do paladar.
c. As papilas foliadas são constituídas de epitélio pavimentoso paraqueratinizado. d. As papilas circunvaladas são constituídas de epitélio estratificado pavimentoso queratinizado.
e. As papilas circunvaladas apresentam glândulas de Von-Ebner.
3. Qual a importância das glândulas de Von Ebner?
4. Relacione as glândulas da cavidade oral de acordo com sua secreção e características histológicas.
5. Assinale a alternativa correta sobre as tonsilas:
a) Estão presentes nas porções iniciais do tubo digestório, aglomerados de tecido linfoide, e se diferem em três tipos, baseado em sua posição na boca e faringe: tonsila palatina, faríngea e lingual.
b) As tonsilas defendem o organismo contra antígenos que entram no organismo apenas pela boca.
c) A tonsila faríngea possui criptas sendo composta de epitélio das vias respiratórias e células caliciformes.
d) A adenoide, também denominada tonsila palatina, são aglomerados de tecido linfoide localizados na cavidade nasal.
e) As tonsilas palatinas estão localizadas na orofaringe, são revestidas por epitélio pavimentoso estratificado e não possuem criptas.
Questões de Tubo Digestório
1. Assinale apenas as alternativas corretas:
a) A parede do tubo digestório é formada por quatro camadas: mucosa, submucosa, muscular e serosa e/ou adventícia.
b) A camada muscular é composta por células musculares esqueléticas que se dividem em duas subcamadas: interna (longitudinal) e externa (circular). c) O plexo de Auerbach (mioenterico), situado entre as subcamadas da camada muscular do tubo digestório, é responsável por impulsionar e misturar os alimentos ingeridos no trato digestivo.
d)A serosa que reveste os órgãos é denominado de peritônio parietal.
e) A camada submucosa é composta por tecido conjuntivo, plexo nervoso de Auerbach e pode conter glândulas e tecido linfoide.
f)A camada mucosa apresenta: epitélio de revestimento, lâmina própria e muscular da mucosa. Essa camada muscular é responsável por aumentar o contato da mucosa com o alimento.
2. Relacione corretamente a descrição as estruturas correspondentes:
-
Células epiteliais superficiais
-
Células fonte
-
Células parietais
-
Células principais
-
Células APUD
-
Células com alto poder mitótico e capacidade de diferenciação
-
Secretam pepsinogênio que em pH ácido é convertido em pepsina
-
Secretam mucina
-
Secreta gastrina, hormônio que estimulam células parietais
-
Secretam H+ e Cl- e fator intrínseco
3. A anemia megaloblástica é causada pela falta de cobalamina, vitamina B12. Explique como esse quadro está relacionado ao tubo digestório.
4. A respeito do esôfago, assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas em branco.
As glândulas esofágicas secretam ____, o que protege a mucosa e facilita __________. Elas se localizam na ______ do esôfago. Na lâmina própria próximo ao estômago, há _______ que apresentam a mesma secreção.
a) muco; a produção de quimo; camada muscular; glândulas cardioesofágicas;
b) muco; o transporte do bolo alimentar; submucosa; glândulas de Meissner;
c) quimo; o transporte do bolo alimentar; camada muscular; glândulas de Von Ebner;
d) quimo; a produção de muco; submucosa; glândulas de Meissner;
e) muco; o transporte do bolo alimentar; submucosa; glândulas cardioesofágicas.
5. Diferencie o intestino delgado e intestino grosso.
Questões de Glândulas Anexas e Vesícula Biliar
1.Assinale a alternativa correta sobre o pâncreas
a)As substâncias exócrinas produzidas pelo pâncreas são os hormônios: insulina e glucagon, os quais são desempenham papéis essenciais para o controle da glicemia nos seres humanos.
b)A maioria das enzimas pancreáticas são armazenadas em seu formato ativo, o que facilita o processo de absorção de substâncias, quando liberadas no intestino delgado.
c)As Ilhotas pancreáticas, também chamadas de Ilhotas de Langerhans, são responsáveis pela produção de substâncias endócrinas. As estruturas que desempenham a produção de tais secreções são as células centroacinosas, as células acinosas e os ductos intercalares.
d)As substâncias que controlam a secreção pancreática exócrinas são via nervo vago e os hormônios secretina e colecistoquinina.
2. Diferencie espaço porta e espaço de Disse.
O espaço porta está localizado nas periferias de cada lóbulo hepático e é formado por tecido conjuntivo contendo um ramo da veia porta, um ramo da artéria hepática, um ducto biliar e vasos linfáticos. Já o espaço de Disse, também chamado de espaço subendotelial, está localizado entre as células endoteliais dos sinusóides e os hepatocitos. Nesse espaço há microvilosidades dos hepatócitos e células de Ito, importantes no armazenamento de lipídios e retinóides, regulação do diâmetro do lúmen sinusoidal, síntese e secreção de várias proteínas da matriz extracelular, proteoglicanos, fatores de crescimento e citocinas. Além disso, as células de Kupffer, macrófagos presentes na superfície dos sinusoides, são responsáveis por metabolizar eritrócitos velhos, digerir hemoglobina, secretar proteínas relacionadas com processos imunológicos e destruir bactérias que penetrem no sangue portal a partir do intestino grosso.
3. Relacione corretamente o tipo celular a sua função:
A) Células Acinosa
B) Célula Centro acinosa
C) Célula Alfa
D) Célula Beta
E) Célula de Kuppfer
F) Células de Ito
G) Hepatócitos
-
Produção de insulina
-
Armazenamento de lipídeos e retinoides
-
Produção de glucagon
-
Detoxicação de substâncias
-
Produção de bicarbonato
-
Fagocitose de antígenos
-
Armazenamento de células digestivas
4. Assinale a alternativa correta sobre a vesícula biliar
a)A formação da vesícula biliar em um embrião inicia-se a partir da quarta semana, junto com o que posteriormente dará origem ao duodeno e o pâncreas.
b)O epitélio secretor da vesícula biliar é responsável por produzir a bile e a liberar quando estimulada por hormônios digestivos. c)A bile produzida pelo fígado é transportada pelos ductos biliares, direito e esquerdo, os quais se unem para formar o ducto hepático comum. O ducto cístico é responsável por conduzir a bile para a vesícula biliar, já o ducto colédoco guia a bile da vesícula para o duodeno.
d) A colecistoquinina, lipídio endógeno, desencadeia a contração da musculatura lisa da vesícula biliar e o relaxamento do esfíncter da ampola hepatopancreática.
5. A secreção de bile é fundamental para o processo digestão de gorduras. Sobre o processo de formação desse fluido, assinale alternativa correta:
a) A bile é constituída principalmente por fosfolipídios.
b) Tanto a bile isotônica quanto bile hipertônica são produzidos na vesícula biliar.
c) A bile é produzida apenas no momento em que ocorre alimentação.
d) Alterações de quantidade de componentes da bile podem predispor a precipitação de cálculos na vesícula.
Gabarito Cavidade Oral
1. Na língua, podemos encontrar diferentes tipos de papilas. Descreva cada uma, abordando suas características uma histológicas, localização e seus papéis.
As papilas filiformes apresentam um formato cônico alongado, apresentam epitélio estratificado pavimentoso queratinizado sem botões gustativos, são numerosas sobre a superfície dorsal da língua e, por isso, apresentam papel importante na digestão mecânica de fricção. As papilas fungiformes apresentam formato semelhante a cogumelos, epitélio estratificado pavimentoso paraqueratinizado com poucos botões gustativos na sua superfície superior e lateral e estão distribuídas entre as papilas filiformes. As papilas foliadas são pouco desenvolvidas em humanos, apresentam epitélio estratificado pavimentoso paraqueratinizado com muitos botões gustativos. As papilas circunvaladas estão distribuídas na região do V lingual, na parte posterior da lingua. Apresentam muitas glândulas serosas (glândulas de von Ebner) que secretam seu conteúdo no interior de uma profunda depressão que circunda cada papila, denominado valum. Esse arranjo similar a um fosso possibilita um fluxo contínuo de líquido sobre uma abundância de botões gustativos ao longo das superfícies laterais dessas papilas. Este fluxo é importante na remoção de partículas de alimentos da adjacência dos botões gustativos, para que eles possam receber e processar novos estímulos.
2. Sobre as papilas linguais, a alternativa que apresenta erros é:
a. As papilas filiformes têm a função mecânica de raspagem.
b. As papilas fungiformes não apresentam botões gustativos, órgãos sensoriais intraepiteliais que atuam na percepção do paladar. Correto: Esse tipo de papila apresenta poucos botões gustativos nas porções laterais e apicais
c. As papilas foliadas são constituídas de epitélio pavimentoso paraqueratinizado. d. As papilas circunvaladas são constituídas de epitélio estratificado pavimentoso queratinizado.
e. As papilas circunvaladas apresentam glândulas de Von-Ebner.
Correta: B
3. Qual a importância das glândulas de Von Ebner?
As glândulas de Von Ebner secretam seu conteúdo no interior de uma profunda depressão que circunda cada papila, denominada valum. Esse arranjo similar a um fosso possibilita um fluxo contínuo de líquido sobre uma abundância de botões gustativos ao longo das superfícies laterais dessas papilas. Este fluxo é importante na remoção de partículas de alimentos da adjacência dos botões gustativos, para que eles possam receber e processar novos estímulos.
4. Relacione as glândulas da cavidade oral de acordo com sua secreção e características histológicas.
A glândula parótida apresenta secreção exclusivamente serosa e, por isso, em que possui núcleos esféricos na base. Já a glândula salivar submandibular possui secreção mista com predomínio seroso e, por isso, apresenta células com núcleos esféricos na base. Por fim, a glândula salivar sublingual possui secreção mista com predomínio mucoso e, por isso, células com núcleos achatados contra a membrana plasmática.
5. Assinale a alternativa correta sobre as tonsilas:
a) Estão presentes nas porções iniciais do tubo digestório, aglomerados de tecido linfoide, e se diferem em três tipos, baseado em sua posição na boca e faringe: tonsila palatina, faríngea e lingual.
b) As tonsilas defendem o organismo contra antígenos que entram no organismo apenas pela boca. Correto: As tonsilas defendem contra microrganismos nos alimentos e ar.
c) A tonsila faríngea possui criptas sendo composta de epitélio das vias respiratórias e células caliciformes. Correto: A tonsila faríngea não possui criptas.
d) A adenoide, também denominada tonsila palatina, são aglomerados de tecido linfoide localizados na cavidade nasal. Correto: A tonsila palatina está localizada na nasofaringe.
e) As tonsilas palatinas estão localizadas na orofaringe, são revestidas por epitélio pavimentoso estratificado e não possuem criptas. Correto: As tonsilas palatinas se localizam na nasofaringe e apresentam criptas.
Correta: A
Gabarito Tubo Digestório
1. Assinale apenas as alternativas corretas:
a) A parede do tubo digestório é formada por quatro camadas: mucosa, submucosa, muscular e serosa e/ou adventícia.
b) A camada muscular é composta por células musculares esqueléticas que se dividem em duas subcamadas: interna (longitudinal) e externa (circular). Correto: A camada muscular é composta por células musculares lisas que se dividem em duas subcamadas: interna (circular) e externa (longitudinal).
c) O plexo de Auerbach (mioenterico), situado entre as subcamadas da camada muscular do tubo digestório, é responsável por impulsionar e misturar os alimentos ingeridos no trato digestivo.
d)A serosa que reveste os órgãos é denominado de peritônio parietal. Correto: A serosa que reveste os órgãos é denominada de peritônio visceral. Já a serosa que reveste a parede da cavidade abdominal é denominada de peritônio parietal.
e) A camada submucosa é composta por tecido conjuntivo, plexo nervoso de Auerbach e pode conter glândulas e tecido linfoide. Correto: A camada submucosa é composta por tecido conjuntivo, plexo nervoso submucosa (Meissner) e pode apresentar glândulas e tecido linfoide.
f)A camada mucosa apresenta: epitélio de revestimento, lâmina própria e muscular da mucosa. Essa camada muscular é responsável por aumentar o contato da mucosa com o alimento.
Correto: A, C e F
2. Relacione corretamente a descrição as estruturas correspondentes:
-
Células epiteliais superficiais e III. Secretam mucina
-
Células fonte e I. Células com alto poder mitótico e capacidade de diferenciação
-
Células parietais e V. Secretam H+ e Cl- e fator intrínseco
-
Células principais e II. Secretam pepsinogênio que em pH ácido é convertido em pepsina
-
Células APUD e VI. Secreta gastrina, hormônio que estimulam células parietais
3. A anemia megaloblástica é causada pela falta de cobalamina, vitamina B12. Explique como esse quadro está relacionado ao tubo digestório.
Um indivíduo com esse quadro pode, possivelmente, apresentar perda de fator intrínseco, substância secretada pelas células parietais do estômago. Isso porque essa substância se liga com alta avidez à vitamina B12, o que auxilia no processo de absorção dela pelas células do íleo. Dessa maneira, pode-se relacionar que a baixa de cobalamina nesse indivíduo está relacionado a um comprometimento desse processo de absorção, seja por problemas nas células parietais do estômago, seja por problemas nas células de absorção do íleo.
4. A respeito do esôfago, assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas em branco.
As glândulas esofágicas secretam ____, o que protege a mucosa e facilita __________. Elas se localizam na ______ do esôfago. Na lâmina própria próximo ao estômago, há _______ que apresentam a mesma secreção.
a) muco; a produção de quimo; camada muscular; glândulas cardioesofágicas;
b) muco; o transporte do bolo alimentar; submucosa; glândulas de Meissner;
c) quimo; o transporte do bolo alimentar; camada muscular; glândulas de Von Ebner;
d) quimo; a produção de muco; submucosa; glândulas de Meissner;
e) muco; o transporte do bolo alimentar; submucosa; glândulas cardioesofágicas.
Correto: E
5. Diferencie o intestino delgado e intestino grosso.
O intestino delgado é formado por três segmentos: duodeno, jejuno e íleo. Apresentam vilos é um epitélio cilíndrico associado a células absortivas, enteroendócrinas, caliciformes e células de Paneth. O duodeno apresenta vilosidades altas e longas, pregas de Kerking no epitélio, planura estriada, criptas de Lieberkuhn e glândulas duodenais de Brunner. E o jejuno apresenta epitélio simples cilíndrico e vilosidades longas e estreitas. Já o Íleo apresenta epitélio simples cilíndrico com planura estriada, placa de Peyer (aglomerados de nódulos linfáticos) na mucosa e submucosa.
Já o intestino grosso é composto por epitélio simples cilíndrico sem vilos, abundância de células caliciformes, criptas de Lieberkuhn na mucosa, lâmina própria rica em nódulos linfáticos (GALT), ausência de glândulas na submucosa e a camada muscular forma as tênias do cólon e austrações.
Gabarito Glândulas Anexas e Vesicula Biliar
1.Assinale a alternativa correta sobre o pâncreas:
a)As substâncias exócrinas produzidas pelo pâncreas são os hormônios: insulina e glucagon, os quais são desempenham papéis essenciais para o controle da glicemia nos seres humanos. Correto: Os hormônios insulina e glucagon são substâncias endócrinas produzidas pelo pâncreas.
b)A maioria das enzimas pancreáticas são armazenadas em seu formato ativo, o que facilita o processo de absorção de substâncias, quando liberadas no intestino delgado. Correto: A maioria das enzimas pancreáticas são armazenas em forma não ativa nos grânulos das células acinosas, sendo ativadas no lúmen do intestino delgado após secreção.
c)As Ilhotas pancreáticas, também chamadas de Ilhotas de Langerhans, são responsáveis pela produção de substâncias endócrinas. As estruturas que desempenham a produção de tais secreções são as células centroacinosas, as células acinosas e os ductos intercalares. Correto: As Ilhotas pancreáticas são compostas por diversos tipos celulares, tais como células alfa e células beta, que produzem os hormônios glicêmicos, glucagon e insulina, respectivamente. Já as estruturas apontadas produzem bicarbonato, ductos intercalares e células centroacinosas, e armazenam enzimas digestivas em forma inativas, células acinosas.
d)As substâncias que controlam a secreção pancreática exócrinas são via nervo vago e os hormônios secretina e colecistoquinina.
Correto: D
2. Diferencie espaço porta e espaço de Disse.
O espaço porta está localizado nas periferias de cada lóbulo hepático e é formado por tecido conjuntivo contendo um ramo da veia porta, um ramo da artéria hepática, um ducto biliar e vasos linfáticos. Já o espaço de Disse, também chamado de espaço subendotelial, está localizado entre as células endoteliais dos sinusóides e os hepatócitos. Nesse espaço há microvilosidades dos hepatócitos e células de Ito, importantes no armazenamento de lipídios e retinóides, regulação do diâmetro do lúmen sinusoidal, síntese e secreção de várias proteínas da matriz extracelular, proteoglicanos, fatores de crescimento e citocinas. Além disso, as células de Kupffer, macrófagos presentes na superfície dos sinusoides, são responsáveis por metabolizar eritrócitos velhos, digerir hemoglobina, secretar proteínas relacionadas com processos imunológicos e destruir bactérias que penetrem no sangue portal a partir do intestino grosso.
3. Relacione corretamente o tipo celular a sua função:
A) Células Acinosa 7) Armazenamento de células digestivas
B) Célula Centro acinosa 5) Produção de bicarbonato
C) Célula Alfa 3) Produção de glucagon
D) Célula Beta 1) Produção de insulina
E) Célula de Kuppfer 6) Fagocitose de antígenos
F) Células de Ito 2) Armazenamento de lipídeos e retinoides
G) Hepatócitos 4) Detoxicação de substâncias
4. Assinale a alternativa correta sobre a vesícula biliar:
a)A formação da vesícula biliar em um embrião inicia-se a partir da quarta semana, junto com o que posteriormente dará origem ao duodeno e o pâncreas. Correto: Quinta semana
b)O epitélio secretor da vesícula biliar é responsável por produzir a bile e a liberar quando estimulada por hormônios digestivos. Correto: A bile é produzida pelo fígado e armazenado pela vesícula biliar. Em presença de lipídeo no lúmen intestinal, o hormônio colecistoquinina induz a contração da musculatura da vesícula biliar para que a bile seja liberada no intestino delgado.
c)A bile produzida pelo fígado é transportada pelos ductos biliares, direito e esquerdo, os quais se unem para formar o ducto hepático comum. O ducto cístico é responsável por conduzir a bile para a vesícula biliar, já o ducto colédoco guia a bile da vesícula para o duodeno.
d) A colecistoquinina, lipídio endógeno, desencadeia a contração da musculatura lisa da vesícula biliar e o relaxamento do esfíncter da ampola hepatopancreática. Correto: A colecistoquinina é um hormônio produzido pelas células do duodeno.
Correto: C
5. A secreção de bile é fundamental para o processo digestão de gorduras. Sobre o processo de formação desse fluido, assinale alternativa correta:
a) A bile é constituída principalmente por fosfolipídios. Correto: A bile É constituída principalmente por ácidos biliares.
b) Tanto a bile isotônica quanto bile hipertônica são produzidos na vesícula biliar. Correto: A bile isotônica é produzida no fígado. Já a hipertônica, bile concentrada, é formada na vesícula biliar.
c) A bile é produzida apenas no momento em que ocorre alimentação. Correto: A bile é Produzida continuamente pelos hepatócitos e, no período, entre as refeições, ela é armazenada na vesícula biliar.
d) Alterações de quantidade de componentes da bile podem predispor a precipitação de cálculos na vesícula.
Correto: D